Voltar para a página inicial ir direto para o conteúdo . mapa do site . principal . últimas notícias . englishespañoldeutschdeutschfrançais .
 
Últimas Notícias
  > principal / últimas notícias


 

 



Leonardo Rodrigues na Folha de São Paulo
12.01.09

Cinco Histórias

Engenheiro faz de sua história engrenagem de soluções para a mobilidade reduzida.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Quando ficou tetraplégico, há 12 anos, o empresário Leonardo Rodrigues da Silva, 36, estava cursando mestrado em inteligência artificial.

Depois de sua reabilitação, que durou cerca de um ano, trocou de área e foi para a engenharia biomédica. “Nesse mestrado, desenvolvi um sistema ‘eletroestimulador’ que controla a quantidade de estímulo no músculo para fazer o movimento que eu quero”, conta.

A dissertação, defendida em 2002, foi apresentada em um congresso em Viena, na Áustria, dois anos depois. “Um especialista disse que nunca tinha visto nada igual e perguntou se eu tinha o produto desenvolvido comercialmente. Nasceu ali a BioSmart.”

Ter o sistema reconhecido internacionalmente, contudo, não garantiu a Silva uma fartura de investimentos. Pelo contrário, o empresário conta que buscou muitos parceiros e, sempre que explicava o produto, era tido como um maluco.

“Eu poderia ter feito uma parceria com o especialista estrangeiro, mas queria que o equipamento fosse nacional.”

Sonho incubado

Em busca do seu sonho, Silva montou a empresa na Incubadora Tecnológica de Curitiba e, desde então,vem desenvolvendo aparelhos que ajudam na reabilitação de pacientes com mobilidade reduzida.

“Temos o BioFeed, que lê os movimentos da pessoa. Ele já está sendo exportado. Mas o aparelho que deu origem à empresa ainda não está pronto.”

Com uma equipe de cinco pessoas e dois sócios, Silva comenta que só agora está conseguindo ter retorno no negócio — mas não especifica números.

“Estamos trabalhando em oito produtos e temos garantido um aporte da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).”

Veja a versão em PDF da reportagem.


Leia Mais

Últimas notícias
Produtos



 
contato@biosmart.com.br | +55 41 3015-9230
mídia digital por Mafagafos
contato parceiros produtos empresa