Depoimentos
"... melhorou a amplitude de movimento da paciente ..."
Alessandra Azevedo Cortés em agosto de 2008
Instrumento de Biofeedback Angular Biofeed e a Doença de Parkinson
"A busca pela melhora da qualidade de vida cada dia aumenta mais. Um dos aspectos a ser considerado em relação à qualidade de vida é a possibilidade que uma pessoa tem de poder participar e interagir ativamente no meio em que vive. A Doença de Parkinson é uma das doenças neurológicas que mais limitam esta possibilidade, pois ela afeta diretamente o movimento humano.
Ao mesmo tempo, a ciência procura maneiras para minimizar os efeitos deletérios desta doença. Em se tratando de tecnologia, o instrumento de biofeedback angular Biofeed® é uma nova tecnologia que pode ser aliada ao tratamento convencional fisioterápico.
No estudo realizado na Associação Paranaense de Portadores de Parkinsonismo percebeu-se que, a paciente após apenas quatro sessões, melhorou a amplitude de movimento de membros superiores, bem como, a frequência e velocidade de realização destes movimentos. O movimento estudado (abdução de ombro) está diretamente relacionado às atividades de vida diária de uma pessoa.
Ressalto que muitos estudos podem e devem ser feitos nesta área. Porém além de verificar os benefícios motores que o instrumento pode trazer, o fator motivacional e cognitivo também estiveram presentes no processo.
Acredito que, não apenas na área da Fisioterapia, mas também em outras áreas que estudam o movimento humano, o BioFeed® pode trazer bons resultados para a prevenção, reabilitação e tratamento de doenças neurológicas.
Alessandra Azevedo Cortés
Fisioterapeuta e Profª de Educação Física
(Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e
UNIFAE - Centro Universitário Franciscano)
---
“Minha primeira experiência com o uso do Biofeed aconteceu ao longo de quatro sessões experimentais com uma paciente idosa, com Doença de Parkinson, que apresenta como principal sintoma tremores de repouso e em movimento. O movimento realizado com essa paciente foi abdução de ombros, 10 repetições com cada membro, em cada sessão.
Inicialmente achei que o Biofeed fosse nos auxiliar apenas na mensuração dos graus de movimentos da paciente. Porém, com o passar das sessões, já foi possível perceber visualmente as mudanças acerca do controle de movimento. Visto que sou Terapeuta Ocupacional da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo, esse é o meu principal objetivo junto a um paciente com os sintomas mencionados.
Além das mudanças visuais, ao final das sessões experimentais gerou-se um gráfico com os movimentos realizados em cada sessão, e nesse gráfico pode-se constatar matematicamente que houve melhora no controle do movimento.
Dessa forma, considero o Biofeed um equipamento que além de ter extrema precisão na análise dos graus de movimento, também pode ser utilizado como estratégia de reabilitação, já que o paciente pode acompanhar seus movimentos em um monitor e observar instantaneamente a freqüência e a harmonia dos mesmos".
Andressa Chodur, Msd.
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Departamento de Educação Física
Centro de Estudos em Comportamento Motor - CECOM
Terapeuta Ocupacional
Associação Paranaense de Parkinsonismo
---
Instrumento de Biofeedback Angular BioFeef e a sua utilização no Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná
"Utilizamos o Biofeed em pacientes com sequela de paralisia cerebral e AVC.
Observamos que o aparelho demonstra ser útil na reabilitação física destes pacientes em relação a avaliação do arco de movimento passivo e ativo. Faz também uma interação visual através do monitor permitindo ao paciente perceber a melhora na qualidade do movimento e estimulando a sua participação no tratamento".
Gilmar Camilo da Silva
Fisioterapeuta do Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná
---
“O equipamento BioFeed, da empresa BioSmart - Sistemas Avançados de Reabilitação, é um equipamento muito interessante por permitir que o paciente visualize os movimentos que está executando.
Para o paciente é importante porque ele pode acompanhar seu próprio tratamento recebendo estímulo através da visualização de seu próprio movimento e podendo acompanhar em números como está sua evolução.
Para o fisioterapeuta que necessita de funcionalidade e informações, é muito interessante porque permite o armazenamento de todas as informações das sessões e permite a análise e comparação entre sessões.
Existe agora a possibilidade de se obter dados de amplitudes de movimentos iniciais do paciente, possibilitando a complementação da avaliação como um recurso a mais para o fisioterapeuta.
O BioFeed vem a fornecer para a área de Fisioterapia, a tecnologia necessária para aprimorar a conduta dos tratamentos e também para a valorização profissional, pois apresenta dados efetivos e confiáveis, além de oferecer uma excelente motivação para o paciente.
Para a fisioterapia, quanto maior o número de informações que se possa obter de um paciente, melhor poderá ser conduzido o tratamento e melhor será a resposta que este paciente poderá obter".
Tânia Rzniske
Profª Universidade Positivo - Unicenp
Leia Mais
• Últimas notícias
• Produtos |